quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Influencia do Aspecto Nutritivo Sobre a Saúde

O aspecto nutritivo influi diretamente sobre a saúde. Tem a ver especialmente com a composição química do alimento. Ou seja, quais os nutrientes que a compõem.

Todos necessitamos de uma quantidade equilibrada de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água. De acordo com a contribuição de um determinado alimento na satisfação dessa necessidade que todos temos, a qualidade nutricional será melhor ou pior.

Por exemplo, uma salsicha ou cachorro quente comprada na rua contem uma grande quantidade de gordura, um pouco de proteína e carboidratos devido ao pão. Por ser um alimento industrializado, contém pouquíssimas vitaminas e minerais e muitos conservantes e corantes.

Sua qualidade nutricional não é tão boa como a de uma porção de carne magra cozida, grelhada ou assada. Se uma pessoa consome esse tipo de alimento esporadicamente, seria de se supor que logo compensasse com outros tipos de alimentos mais nutritivos que balanceassem a alimentação.

Contudo, se a maior parte da dieta é deste tipo de comida rápida muito industrializada, esta pessoa tem um estilo de alimentação não saudável, que a médio e longo prazo repercutirá sobre seu estado geral.

Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3970&ReturnCatID=763

Nenhum comentário:

Postar um comentário